Diferentes Moradas


 

O Evangelho Segundo O Espiritismo

Diferentes Moradas 

 

1. Que o vosso coração não se perturbe. Vocês creem em Deus, creiam também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se não fosse assim, eu já lhes teria dito isso, pois lá vou eu para preparar o lugar, e depois que eu tiver ido e que tenha preparado o lugar de vocês, eu voltarei e os levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, lá também vocês estejam. (São João, 14: 1 a 3).


Diferentes estados da alma na erraticidade

2. A casa do Pai é o Universo; as diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem aos Espíritos neles encarnados estadias apropriadas ao seu adiantamento.

Independente da diversidade dos mundos, essas palavras também podem se referir à situação feliz ou infeliz do Espírito na erraticidade[15]. Conforme ele esteja mais ou menos depurado e desprendido das amarras materiais, o ambiente onde ele se encontre, o aspecto das coisas, as sensações que ele experimente, as percepções que ele tenha vão variar ao infinito; enquanto uns não podem se afastar da esfera onde tenham vivido, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos; enquanto alguns Espíritos culpados vagueiam nas trevas, os Espíritos venturosos desfrutam de uma claridade resplendente e do sublime espetáculo do infinito; enfim, o ímpio geme, atormentado de remorsos e pesares, muitas vezes isolado, sem consolação e separado dos objetos de sua afeição, sob a opressão dos sofrimentos morais, enquanto o justo, junto com aqueles a quem ele ama, saboreia as delícias de uma indizível felicidade. Lá também há, portanto, moradas diversas — embora não sejam circunscritas nem localizadas.

[15] - Erraticidade; condição em que o Espírito em evolução se encontra no plano espiritual entre uma e outra encarnação, sendo então um Espírito errante [15a]. — N. T.

[15.a] Errante: Para o Espiritismo, serve para designar o Espírito que ainda necessita passar por muitas reencarnações até que atinja o estágio de ser espiritual evoluído, característico do Espírito Puro.

Extraído de:

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, quarta edição, Paris 1867, tradução: Ery Lopes, Luz Espírita: www.luzespirita.org.br – Domínio Público.

https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/M%C3%B3%c2%81dulo-4-Tema-2-Os-esp%C3%ADritos-errantes.pdf

 

 Leia Kardec - Estude as Obras da Codificação Espírita.

 

Data do Nascimento de Jesus

 

 

DIONÍSIO EXÍGUO

 

– Dionísio Exíguo (latim: Dionysius Exiguus), também conhecido por Dionísio, o Exíguo, ou seja, Dionísio, o Menor, significando o Humilde.

– Nasceu na cidade Cítia Menor, atual região de Dobruja, Romênia.

– Viveu entre 470 e 544), século VI.

– membro da chamada comunidade dos monges da Cítia em Roma.

– versado em matemática e astronomia. Se tornou celebre pela criação de um conjunto de tabelas para calcular a data da Páscoa.

Introduziu o conceito de Anno Domini, o ano do Senhor; a contagem dos anos a partir do nascimento de Jesus.

Anno Domini ou Era Comum ou ainda Era Cristã.

– Se mudou para Roma por volta do ano 500.

– Era um dos sábios da Cúria Vaticana.

– Traduziu do Grego para o Latim decretos papais e outros, desde o papa Sirício[1] até ao papa Anastácio II [2].

– Os romanos datavam os eventos a partir da fundação de Roma, Ab Urbe Condita, abreviado como AUC ou a.u.c., expressão latina que significa “desde a fundação da cidade” (de Roma).


Cálculo de Dionísio.

 

Concluiu Dionísio que Jesus nasceu em 753 A.U.C., para isso usou o texto de Lucas 3:1-2[3] que fala do início da pregação de Jesus que foi no décimo quinto ano do reinado de Tibério César. Tibério sucedeu a Augusto em 767 A.U.C. ou ano 14 d. C. Em Lc 3:23[4] diz que Jesus começou o seu ministério aos trinta anos. Segundo Dionísio, isso aconteceu entre 782 e 783 A.U.C., o que confirma, segundo ele, que Jesus nasceu entre 752 e 753 A.U.C.

Isso discorda de Mt 2:1[5] que diz que jesus nasceu quando Herodes ainda era vivo e que mandou matar todos os meninos de até dois anos de idade. Mt 2:16[6].

Os historiadores em geral aceitam como data provável do nascimento de Jesus entre os anos 6 e 4 a.C.

Dionísio não levou em conta, para fixar como Anno Domini, que Tibério começou a governar junto com Augusto, durante, pelo menos, quatro anos. E não seguiu o calendário Diocleciano, por ter sido o Imperador Diocleciano [7] perseguidor de Cristãos.

O conceito do zero foi desenvolvido na Índia sendo depois adotado pelos Árabes, chegando a Europa entre os séculos VIII e XII. Assim sendo, Dionísio desconhecia o zero.

 

Nota:

[1] Sirício (latim: Siricius), nasceu em 334 e morreu em 26 de novembro de 399 d.C., aos 65 anos. Nasceu e morreu em Roma – Império Bizantino. Sucedeu a Dâmaso I e foi o trigésimo oitavo papa, sendo sucedido por Anastácio I. Eleito papa por unanimidade aos 50 anos de idade, seu pontificado foi de 15 anos, deixou mulher e filhos ao assumir o cargo. Foi o primeiro papa a escrever decretos e apoiou o celibato para sacerdotes e diáconos. Foi contrário, publicamente, à condenação por heresia (pena de morte), por parte do Imperador Magno Máximo da Espanha, do Bispo Prisciliano por vida asceta, e defendeu o povo contra a tirania imperial.

[2] Anastácio II, quinquagésimo papa da Igreja Católica. Nasceu em 445 e morreu em 19 de novembro de 498, com 53 anos, nasceu e morreu em Roma no período do Império Bizantino. Seu nome de Nascimento: Anastasius. Eleito papa em 24 de novembro de 496 e terminou em 19 de novembro de 498 com a sua morte, durou menos de dois anos. Eleito com 51 anos e terminou o seu mandato com 53 anos. Seu antecessor foi Gelásio I e seu sucessor foi Símaco. Teve que lidar com acusações de heresia e a excomunhão de Acácio por causa das suas teorias, interferiu na conversão do Rei dos Francos, Clóvis, e de seu povo. Sua morte foi considerada uma punição divina.

[3] Lc 3:1-2 – No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, enquanto Pôncio Pilatos era governador da Judeia, e Herodes, era tetrarca da Galileia, e seu irmão Filipe, era tetrarca da região de Itureia, e Traconites e Lisânias, tetrarca de Abilene, 2 durante o tempo dos sumos sacerdotes Anás e Caifás, a palavra de Deus veio a João, filho de Zacarias, no deserto.

[4] Lc 3:23 - Quando Jesus começou o Seu ministério, Ele tinha trinta anos. (…).

[5] Mt 2:1-3 - Depois do nascimento de Jesus, em Belém da Judeia, nos tempos do rei Herodes, os sábios do Oriente chegaram a Jerusalém, dizendo: 2 "Onde está aquele que nasceu, o Rei dos Judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-Lo." 3 Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém.

[6] Mt 2:16 – Então Herodes, quando viu que tinha sido enganado pelos sábios, ficou furioso. Ele mandou matar todos os meninos de dois anos ou menos que estavam em Belém e em toda aquela região, de acordo com o tempo indicado com precisão pelos sábios.

[7] Imperador Diocleciano – Governou de 284 a 305 d.C. quando abdicou.

Diocleciano lançou quatro editos persecutórios contra os cristãos, sendo:

(1) Decretou apreensão de obras e escrituras cristãs, destruição de igrejas e a perda de direitos aos cidadãos cristãos.

(2) Determinou a prisão dos membros da hierarquia clerical (bispos, diáconos e clérigos).

(3) Exigiu a realização de sacrifícios aos deuses para a libertação dos cristãos presos.

(4) Ordenou a execução dos que não renunciasse à fé cristã.


Fontes:

 

https://ensinarhistoria.com.br/linha-do-tempo/a-grande-perseguicao-aos-cristaos/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues

https://estiloadoracao.com/como-jesus-nasceu-antes-de-cristo/

https://www.infoescola.com/biografias/papa-anastacio-ii/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Anast%C3%A1cio_II

https://wiki.deldebbio.com.br/index.php/Papa_Anast%C3%A1cio_II

https://www.vatican.va/content/vatican/pt/holy-father/anastasio-ii.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Sir%C3%ADcio

https://www.infoescola.com/biografias/papa-siricio/ (https://pt.wikipedia.org/wiki/Dion%C3%ADsio,_o_Ex%C3%ADguo)https://biografias.netsaber.com.br/biografia-1888/biografia-de-dionysius-exiguus-ou-dionisio--o-menor-ou-dionisio--o-pequenohttps://pt.orthodoxwiki.org/Dion%C3%ADsio,_o_Ex%C3%ADguo

https://www.wikiwand.com/pt/articles/Anno_Domini

https://www.abiblia.org/ver.php?id=609

https://conhecimentocientifico.r7.com/tiberio/

https://pt.wikisource.org/wiki/Tradu%C3%A7%C3%A3o_Brasileira_da_B%C3%ADblia/Mateus/II#2:1

https://www.infoescola.com/historia/diocleciano/

https://biteproject.com/el-nacimiento-de-jesus/

 

Leia Kardec - Estude as Obras da Codificação Espírita. 

Pequeno Histórico da Cidade de Belém

 

Cidade de Belém


Belém de Judá: Localizada a 8 km ao sul de Jerusalém e altitude de 765 metros acima do nível do mar – Pertencia ao reino de Judá (928 e 586 a. C ).

David nasceu e foi coroado em Belém, reinou sobre Judá e Israel por 40 anos, de 1006 a 966 a.C.

Jesus nasceu em Belém, segundo Mateus e Lucas.

529 – Foi saqueada pelos samaritanos, posteriormente reconstruída pelo imperador bizantino Justiniano II.

637 – Foi conquistada pelo califado árabe de Omar; que garantiu a segurança para os santuários religiosos da cidade.

1099 – os cruzados capturaram e fortificaram Belém, trocam o clero ortodoxo grego, pelo clero latino; sendo posteriormente expulsos quando a cidade foi tomada pelo sultão aiúbida do Egito e Síria liderado por Saladino, chefe militar curdo.

1250 – É tomada pelos mamelucos que destruíram suas muralhas, sendo reconstruídas durante o domínio do Império Otomano.

Os otomanos perderam Belém e outros territórios para a aliança liderada pela França, o Império Britânico, os Estados Unidos e a Rússia (Primeira Guerra Mundial – 1914-1918).

1948 – Durante a guerra árabe-israelense a Jordânia ocupa Belém.

1967 – Guerra dos seis dias, Israel ocupa Belém, permanecendo até os dias de hoje.

Fontes:

https://www.elevados.com.br/artigo/713/belem-de-juda.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Saladino
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Ai%C3%BAbida
https://brasilescola.uol.com.br/religiao/igreja-ortodoxa.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bel%C3%A9m_(Palestina)
https://www.omnesmag.com/pt/recursos-3/the-city-of-belen-history-and-archaeology/
https://www.bbc.com/portuguese/geral-63456433
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ocupa%C3%A7%C3%A3o_jordaniana_da_Cisjord%C3%A2nia_e_Jerusal%C3%A9m_Oriental


Leia Kardec - Estude as Obras da Codificação Espírita.

Criação do Dia Nacional do Espiritismo.

 

Criação do Dia Nacional do Espiritismo.


“CCJ aprova criação do Dia Nacional do Espiritismo.

A data escolhida é 18 de abril, em homenagem ao dia de lançamento da obra “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, em 1857 (…).

Caroline de Toni (PSL-SC), relatora do projeto.

A Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (24) o Projeto de Lei 3789/19, do Senado, que cria o Dia Nacional do Espiritismo, a ser celebrado anualmente em 18 de abril.

A data foi escolhida em homenagem ao dia de lançamento da obra “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, em Paris, em 1857.

Segundo a relatora da proposta na CCJ, deputada Caroline de Toni (PSL-SC), “o espiritismo é uma doutrina voltada para o aperfeiçoamento moral do homem, acredita na existência de um Deus único, na possibilidade de comunicação útil com os espíritos através de médiuns e na reencarnação como processo de crescimento espiritual e de justiça divina”.

“O Brasil é o país onde há o maior número de espíritas no mundo, ao todo, são quase 4 milhões de pessoas que se consideram espíritas, sendo assim o terceiro maior grupo religioso brasileiro, tendo ainda cerca de 40 milhões de simpatizantes. Os espíritas têm sua imagem fortemente associada à prática da caridade, mantendo em todos os estados brasileiros obras de assistência e promoção social”, afirmou a deputada.

Tramitação

A proposta, por tramitar em caráter conclusivo e não ter sido modificada na Câmara, poderá seguir para sanção presidencial, a menos que haja recurso para a votação pelo Plenário.”

Autor da reportagem:

Reportagem – Paula Bittar

Edição – Pierre Triboli

Fonte: Agência Câmara de Notícias

https://www.camara.leg.br/noticias/830884-ccj-aprova-criacao-do-dia-nacional-do-espiritismo/

 

Leia Kardec - Estude as Obras da Codificação Espírita.

O Falso Profeta Egípcio

 

O Egípcio

O falso profeta egípcio, carismático e misterioso, apareceu na Judeia – o governador era Marco Antônio Félix.

Sendo citado em Atos 21:38, no encontro entre Paulo e um tribuno, nos degraus da Fortaleza Antônia; este pergunta a Paulo: "Não és tu aquele egípcio que há um tempo atrás liderou uma rebelião e levou quatro mil assassinos ao deserto?".

O egípcio levou o povo para o Monte das Oliveiras, onde dizia que haveria um milagre, as muralhas de Jerusalém cairiam, como aconteceu em Josué 6:20, que fez os muros de Jericó caírem, e em Zacarias 14:4: “E naquele dia seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, que está em frente de Jerusalém ao oriente; e o monte das Oliveiras se fenderá por meio para oriente e para o ocidente, fazendo um vale muito grande; e metade do monte se moverá ao norte, e a outra metade ao sul”.

É lógico, o milagre não aconteceu, ele iludiu o povo que de boa-fé o seguiu... Félix enviou tropas, muitos morreram durante o combate, o egípcio fugiu e nada mais se soube dele.

Isso ocorreu um pouco antes do nascimento de Jesus de Nazaré.


Fontes:

1 - https://www-livius-org.translate.goog/articles/religion/messiah/messianic-claimant-10-the-egyptian-prophet/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=wa

2 - Flavio Josefo , Guerra Judaica 2.259-263 e Antiguidades Judaicas 20.169-171

https://pt.wikipedia.org/wiki/Messias_Eg%C3%ADpcio

3 - ZELOTA - A Vida e a época de Jesus de Nazaré - Ed. Zahar. Tradução: Marlene Suano.

4 – Bíblia Livre – Nestle 1904 – Creative Commons Attribution License – Copyright © 2018 Projeto Bíblia Livre - Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, http://sites.google.com/site/biblialivre/ - fevereiro de 2018. Licença Creative Commons Atribuição 3.0-Brasil (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/). 

5 – Nova Bíblia de Acesso Livre – NVA – Copyrights & Licensing: Licença Pública Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional(CC BY-SA 4.0) https://www.biblianva.com.br/apenastextoptbr/gen/1/

6 - https://www.luzespirita.org.br/index.php?lisPage=enciclopedia&item=Videira%20Esp%C3%ADrita

 Leia Kardec - Estude as Obras da Codificação Espírita.




O falso profeta Teudas

 

Teudas

Século I, era de expectativa apocalíptica entre os judeus da Palestina. Surgiram inúmeros profetas, pregadores e messias – “os falsos profetas”.

Teudas, Atos 5:36, dizia ser profeta, conseguiu reunir 400 seguidores com a promessa de, a exemplo de Moisés, abrir as águas do rio Jordão, permitindo assim, a passagem dos seus seguidores pelo leito do rio e que libertaria os judeus do jugo romano. Sendo Cuspius Fadus, por volta de 46 d.C., procurador da Judeia, enviou uma unidade de cavalaria que cortou-lhe a cabeça e a levou para Jerusalém, como exemplo.

Obras Consultadas:

1 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Teudas

2 - ZELOTA - A Vida e a época de Jesus de Nazaré - Ed. Zahar. Tradução: Marlene Suano.

3 – Bíblia Livre – Nestle 1904 – Creative Commons Attribution License – Copyright © 2018 Projeto Bíblia Livre - Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, http://sites.google.com/site/biblialivre/ - fevereiro de 2018. Licença Creative Commons Atribuição 3.0-Brasil (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/). 

4 – Nova Bíblia de Acesso Livre – NVA – Copyrights & Licensing: Licença Pública Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional(CC BY-SA 4.0) https://www.biblianva.com.br/apenastextoptbr/gen/1/

5 - https://www.luzespirita.org.br/index.php?lisPage=enciclopedia&item=Videira%20Esp%C3%ADrita

 Leia Kardec - Estude as Obras da Codificação Espírita.

 

Os Irmãos de Jesus

Os Irmãos de Jesus

Mt 12:46 – Enquanto ele ainda estava falando às multidões, eis que sua mãe e seus irmãos estavam fora, querendo falar com ele.

Mt 12:47 – E alguém lhe disse: Eis que tua mãe e teus irmãos estão ali fora, querendo falar contigo.

Mt 13:55 - Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas?

Mt 13:56 Não estão todas as suas irmãs conosco? Ora, de onde vem a este tudo isto?

Mc 3:31 - Então chegaram a sua mãe e os seus irmãos; e estando de fora, mandaram chamá-lo.

Mc 3:32 – A multidão estava sentada ao redor dele. Então disseram-lhe: Eis que a tua mãe, os teus irmãos, e as tuas irmãs estão lá fora a te procurar.

Mc 6:3 -  “Não é Esse o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão Suas irmãs conosco?”. E eles se escandalizaram com Jesus.

Lc 2:7 - E deu à luz seu filho primogênito, e o envolveu em panos, e o deitou numa manjedoura; porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Lc 8:19 – E deu à luz seu filho primogênito, e o envolveu em panos, e o deitou numa manjedoura; porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Lc 8:19 – A mãe e os irmãos de Jesus foram vê-lo, mas não conseguiam aproximar-se dele, por causa da multidão.

Lc 8:19 – E vieram a ele sua mãe e seus irmãos, mas não conseguiam chegar a ele por causa da multidão.

Lc 8:20 – E foi-lhe anunciado, dizendo: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora, e querem te ver”.

Jo 2:12 – Depois disto desceu a Cafarnaum, ele e sua mãe, seus irmãos, e seus discípulos, e ficaram ali não muitos dias.

Jo 7:3 – Disseram-Lhe, então, seus irmãos: "Deixa este lugar, e vai para a Judeia, assim os Teus discípulos poderão ver as coisas que Tu fazes;

Jo 7:5 - Pois nem mesmo os seus irmãos acreditavam Nele.

Jo 7:10 – Mas havendo seus irmãos já subido, então subiu ele também à festa, não abertamente, mas como em oculto.

Atos 1:14 – Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos Dele.

1 Coríntios 9:5 – Não temos nós o direito de levar conosco uma esposa que seja crente, assim como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor e Cefas?

Comentário:

Os irmãos de Jesus eram filhos de José e Maria ou somente de José? Alguns estudiosos dizem que os irmãos poderiam ser, na verdade, seus primos ou discípulos. Isto porque alguns defendem a virgindade perpétua de Maria. A hipótese de que os irmãos de Jesus eram filhos somente de José, de um outro casamento, não se sustenta por falta de informações (texto) que leve a crer nessa possibilidade. Por outro lado, esses irmãos eram membros da mesma família de Jesus porque eles são mencionados ao lado de Maria.

Nada se sabe sobre as irmãs de Jesus, existe a possibilidade de que, quando Jesus começou o seu ministério, elas já eram casadas; as mulheres nessa época casavam muito cedo. 

Sobre José e Simão, não se sabe quase nada. Enquanto Judas e Tiago acreditam ser os autores das epístolas que levam os seus nomes. Provavelmente eram casados e levavam suas esposas nas viagens missionárias.

Em Lc 2:7 temos: “E deu à luz seu filho primogênito, e o envolveu em panos, e o deitou numa manjedoura; porque não havia lugar para eles na hospedaria”. Com isso, conclui-se que Jesus foi o primeiro de outros filhos de Maria, sua mãe.


Fontes:

1 – https://estiloadoracao.com/irmaos-de-jesus/

2 – Nova Bíblia de Acesso Livre – NVA – Copyrights & Licensing: Licença Pública Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional(CC BY-SA 4.0) https://www.biblianva.com.br/apenastextoptbr/gen/1/

3 – Bíblia Livre – Nestle 1904 – Creative Commons Attribution License – Copyright © 2018 Projeto Bíblia Livre - Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, http://sites.google.com/site/biblialivre/ - fevereiro de 2018. Licença Creative Commons Atribuição 3.0-Brasil (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/).

4-https://www.luzespirita.org.br/index.php?lisPage=enciclopedia&item=Videira%20Esp%C3%ADrita

Leia Kardec - Estude as Obras da Codificação Espírita. 

I - Conhecimento do Princípio das Coisas

 

Allan Kardec - 1804-1869








LIVRO DOS ESPÍRITOS – CAPÍTULO II

I – CONHECIMENTO DO PRINCÍPIO DAS COISAS

Não é permitido ao homem, aqui na Terra, conhecer o princípio das coisas, isto é, de como Deus criou o universo e tudo que existe nele.

Na medida que o Espírito se aperfeiçoa, se depura, o seu conhecimento vai aumentando e a sua compreensão da Obra de Deus também.

A ciência usa métodos experimentais para investigar acontecimentos, fenômenos e outros que levam a descobertas úteis para a humanidade. Porém, essas descobertas não ultrapassam os limites traçados por Deus; entretanto, “se Deus o julgar útil, pode revelar-lhe aquilo que a ciência não conseguiu apreender” [1].

[1] Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Capítulo II, Do Conhecimento do Princípio das Coisas.

Leia Kardec - Estude as Obras da Codificação Espírita.

Diferentes Moradas

  O Evangelho Segundo O Espiritismo Diferentes Moradas    1. Que o vosso coração não se perturbe. Vocês creem em Deus, creiam também em mim...