Parábola do Joio (Mateus 13:24-53)

Digam o que quiserem, a Doutrina Espírita ainda é a melhor opção. jwb 

A Parábola do Joio (Mateus 13:24-53)

Jesus disse outra parábola: O Reino dos céus é como o homem que semeou boa semente no seu campo; mas, dormindo os servos, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e foi embora. Quando o trigo cresceu e frutificou, apareceu também o joio. Os servos, indo ter com o seu Senhor, disseram:

̶ Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem, então, joio?

E ele lhes disse:

̶ Um inimigo é quem fez isso.

E os servos lhe disseram:

̶̶ Queres, então, que vamos arrancá-lo?

Porém, ele lhes disse:

̶ Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até a colheita; e, por ocasião da colheita, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.


Nota:

O homem: Jesus é o homem que semeou a boa semente no campo.

Reino dos Céus: É o lugar dos justos. Dos que vivem segundo a vontade de Deus, são acolhidos e vivem em plenitude.

Boa Semente: São os ensinamentos de Jesus.

O Campo: Representa o mundo, onde o bem e o mal, os bons e os ímpios, convivem juntos, como o trigo e o joio que crescem no mesmo campo.

O Inimigo: São aqueles que dominados pelos vícios se deixam cegar pelas paixões e ilusões, frutos das más escolhas que fazem. Lutam para afastar do bom caminho aqueles que buscam em Jesus o conforto para seguir em frente.

Os Servos: São os Bons Espíritos que vendo o mal, não julgam e nem desprezam aos que praticam a maldade, pelo contrário, aguardam a oportunidade para trazê-los para o caminho do bem.

O Joio: Simboliza o mau caráter, aqueles que só pensam em si mesmo. São as pessoas que praticam o mal e não seguem os ensinamentos de Jesus, pelo contrário, zombam. São aqueles que alimentam e disseminam o ódio, os vícios, a violência; são egoístas e que não tem empatia pelo próximo.

O Trigo: É o bem. São aqueles que praticam boas ações, ajudam ao próximo; seguem os ensinamentos de Jesus e praticam o bem. São comparados a uma colheita valiosa e saudável, porque buscaram e tomaram o caminho bem.

A Espera: É o período de tolerância e esperança de que o joio (o mal) possa ser transformado pelo amor e pelas novas afeições e situações da vida, sem prejudicar o bem. 

A Colheita: Aqueles que fizeram o bem serão recompensados pelas suas obras, pelo que fizeram de bom a favor do próximo. Representa as recompensas que receberão por se dedicarem a fazer o bem. A "colheita" é a separação do bem e do mal, é o fim de um mundo de provas e expiação e o início de um mundo de regeneração, onde somente os bons tomarão parte.

O Celeiro: É o lugar de refúgio para aqueles que tomarem o caminho do bem. Os bons serão recompensados, enquanto os maus serão excluídos até tomarem o caminho do bem.

Conclusão:

O mal e o bem convivem juntos aqui na Terra.

O mal insiste em desviar aqueles que tomam o caminho do bem.

Como estamos em franco processo evolutivo guardamos as experiências que vivemos desde a nossa criação até o atual momento da presente existência.

Conforme os nossos pensamentos, atraímos o bem ou o mal — isso é uma lei. O que pensamos é visto por todos, nenhum pensamento fica oculto, é público.

Quando se busca nos ensinamentos de Jesus o conhecimento que muda a forma de pensar, mostrando que todos são irmãos e, como filhos de Deus que somos, não existe o meu, o seu, e que tudo que existe é nosso, pois é criação e obra de Deus; que devemos cuidar de tudo e de todos com amor, carinho e benevolência; aí sim, o mal tentará a qualquer custo sufocar o bem para que não se desenvolva; porque a raiz do mal é o apego aos prazeres, às fantasias e às ilusões do mundo.

O joio representa o mal; o trigo representa o bem.

O joio são aqueles que estão a serviço do mal.

O trigo são aqueles que já encontraram o caminho do bem e trabalham para tornar este mundo melhor.

O joio, a todo instante, tenta sufocar o trigo, mas o bom Senhor, vigilante, diz aos trabalhadores, os bons Espíritos, para colocar o trigo no celeiro e queimar o joio; isto é, os bons ficarão na Terra, mundo de regeneração; os maus serão levados para mundos inferiores, de dor e sofrimento...

Leia Kardec - Estude as Obras da Codificação Espírita.

0 comentários:

Postar um comentário

Parábola do Joio (Mateus 13:24-53)

Digam o que quiserem, a Doutrina Espírita ainda é a melhor opção. jwb   A Parábola do Joio (Mateus 13:24-53) Jesus disse outra parábola: O...