Mateus 7:7-8

  

 Espiritismo 18 de Abril de 1857

 Mateus 7:7-8

Peça e vos será dado; procura e encontrarás; bata e a porta será aberta. Pois o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.” [1]

Aqui temos o princípio da humildade, o princípio da persistência e a fé que alimenta a certeza de que Deus está ouvindo e, quando se fizer merecedor, o pedido será atendido. Ao pedir, em oração, com fé, acredite, Deus está ouvindo. Não peça nada que no futuro possa causar dor e sofrimento. Que a busca seja por algo que possa torná-lo mais seguro, confiante e ciente da presença de Deus no seu dia a dia. Confie em Deus, acredite na sua divina providência, não dê margem à dúvida, porque a dúvida é erva daninha que alimenta o fogo da incerteza, mantendo-o afastado de Deus. Jesus disse: “Vós podeis fazer o que eu faço e muito mais.”[2] “Vós sois deuses.”[3] “Sede, pois, vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.”[4] Somos Espíritos em franco progresso e o que nos sustenta é a fé em Deus que, como uma lanterna, ilumina o caminho na estrada das sucessivas reencarnações. “Sem fé, é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”[5] “E tudo o que pedirdes em oração, se crerdes, recebereis.”[6].

Vejamos o que disse Allan Kardec: “Do ponto de vista moral, essas palavras de Jesus significam: Peçam a luz que deve iluminar a sua rota e ela será dada a vocês; peçam a força para resistir ao mal e vocês a terão; peçam a assistência dos bons Espíritos e eles virão acompanhar vocês, e tal como o anjo de Tobias [7], eles virão guiá-los; peçam bons conselhos e eles jamais lhes serão recusados; batam à nossa porta e ela será aberta para vocês; mas peçam com sinceridade, com fé, fervor e confiança; apresentem-se com humildade e não com arrogância, sem o que serão abandonados às suas próprias forças, e até mesmo as quedas que vocês sofrerem serão a punição do seu orgulho.

Este é o sentido destas palavras: Procurem e vocês encontrarão, batam à porta e ela será aberta para vocês.”

Referencias:

[1] (Mt 7:7-8)

[2] (João, 14:12)

[3] João, 10:34)

[4] (Mateus 5:48)

[5] Hebreus 11:6

[6] Mateus 21:22

[7] Menção ao episódio bíblico do livro Tobias, que narra a intervenção socorrista de um anjo (Rafael) em resposta às orações de Tobit (pai de Tobias) e de Sara (que se tornaria esposa de Tobias). — N. T. (Ery Lopes) - O Evangelho segundo o Espiritismo - Portal Luz Espírita – www.luzespirita.com.br. - Distribuição Gratuita, sem direitos autorais.

 Leia Kardec - Estude as Obras da Codificação Espírita.

Lucas, 19: 1-10

Espiritismo 18 de Abril de 1857


Lucas, 19: 1-10

Havia em Jericó um homem chamado Zaqueu.

Zaqueu era rico e chefe dos publicanos. Como era de pequena estatura, não conseguia ver Jesus por causa da multidão; correndo adiante, subiu em uma figueira brava para vê-lo, porque havia de passar por ali. E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa."

Zaqueu desceu e recebeu Jesus cheio de alegria. Vendo isso, murmuravam dizendo que Jesus estava sendo hospedado por um homem pecador.

Zaqueu levantou-se e disse: “Eu vou dar aos pobres metade dos meus bens; e, se defraudei alguém, devolverei quadruplicado”.

E Jesus disse: ”Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”

Resumo:

Zaqueu: Um homem rico e chefe dos publicanos (coletor de impostos), era de baixa estatura e queria ver Jesus.

O encontro: Jesus, ao passar por Jericó, chamou Zaqueu pelo nome e expressou o desejo de se hospedar em sua casa.

Reação da multidão: A multidão criticou a atitude de Jesus por se hospedar na casa de um "pecador".

A conversão de Zaqueu: Zaqueu prometeu devolver quadruplicado o que havia extorquido e dar metade de seus bens aos pobres.

A declaração de Jesus: Jesus afirmou que a salvação havia chegado à casa de Zaqueu e que ele era um filho de Abraão.

O propósito de Jesus: Jesus veio para buscar e salvar os perdidos.

Nota: Aqui vemos a importância da humildade, do arrependimento e da bondade de Jesus em aceitar e transformar a vida de pessoas consideradas "pecadoras" pela sociedade.

 Leia Kardec - Estude as Obras da Codificação Espírita.

Mateus 7:7-8

     Espiritismo 18 de Abril de 1857   Mateus 7:7-8 “ Peça e vos será dado; procura e encontrarás; bata e a porta será aberta. ...