Espiritismo 18 de Abril de 1857
Lucas, 19: 1-10 - Zaqueu
Havia em Jericó um homem chamado Zaqueu, que era rico e chefe dos publicanos. Como era de pequena estatura, não conseguia ver Jesus por causa da multidão; correndo adiante, subiu em uma figueira brava para vê-lo, porque havia de passar por ali. E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa."
Zaqueu desceu e recebeu Jesus cheio de alegria. Vendo isso, murmuravam dizendo que Jesus estava sendo hospedado por um homem pecador.
Zaqueu levantou-se e disse: “Eu vou dar aos pobres metade dos meus bens; e, se defraudei alguém, devolverei quadruplicado”.
E Jesus disse: ”Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”
Resumo:
Zaqueu: Um homem rico e chefe dos publicanos (coletor de impostos), era de baixa estatura e queria ver Jesus.
O encontro: Jesus, ao passar por Jericó, chamou Zaqueu pelo nome e expressou o desejo de se hospedar em sua casa.
Reação da multidão: A multidão criticou a atitude de Jesus por se hospedar na casa de um "pecador".
A conversão de Zaqueu: Zaqueu prometeu devolver quadruplicado o que havia extorquido e dar metade de seus bens aos pobres.
A declaração de Jesus: Jesus afirmou que a salvação havia chegado à casa de Zaqueu e que ele era um filho de Abraão.
O propósito de Jesus: Jesus veio para buscar e salvar os perdidos.
Nota: Aqui vemos a importância da humildade, do arrependimento e da bondade de Jesus em aceitar e transformar a vida de pessoas consideradas "pecadoras" pela sociedade.
Leia Kardec - Estude as Obras da Codificação Espírita.