Diferentes Moradas


 

O Evangelho Segundo O Espiritismo

Diferentes Moradas 

 

1. Que o vosso coração não se perturbe. Vocês creem em Deus, creiam também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se não fosse assim, eu já lhes teria dito isso, pois lá vou eu para preparar o lugar, e depois que eu tiver ido e que tenha preparado o lugar de vocês, eu voltarei e os levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, lá também vocês estejam. (São João, 14: 1 a 3).


Diferentes estados da alma na erraticidade

2. A casa do Pai é o Universo; as diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem aos Espíritos neles encarnados estadias apropriadas ao seu adiantamento.

Independente da diversidade dos mundos, essas palavras também podem se referir à situação feliz ou infeliz do Espírito na erraticidade[15]. Conforme ele esteja mais ou menos depurado e desprendido das amarras materiais, o ambiente onde ele se encontre, o aspecto das coisas, as sensações que ele experimente, as percepções que ele tenha vão variar ao infinito; enquanto uns não podem se afastar da esfera onde tenham vivido, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos; enquanto alguns Espíritos culpados vagueiam nas trevas, os Espíritos venturosos desfrutam de uma claridade resplendente e do sublime espetáculo do infinito; enfim, o ímpio geme, atormentado de remorsos e pesares, muitas vezes isolado, sem consolação e separado dos objetos de sua afeição, sob a opressão dos sofrimentos morais, enquanto o justo, junto com aqueles a quem ele ama, saboreia as delícias de uma indizível felicidade. Lá também há, portanto, moradas diversas — embora não sejam circunscritas nem localizadas.

[15] - Erraticidade; condição em que o Espírito em evolução se encontra no plano espiritual entre uma e outra encarnação, sendo então um Espírito errante [15a]. — N. T.

[15.a] Errante: Para o Espiritismo, serve para designar o Espírito que ainda necessita passar por muitas reencarnações até que atinja o estágio de ser espiritual evoluído, característico do Espírito Puro.

Extraído de:

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, quarta edição, Paris 1867, tradução: Ery Lopes, Luz Espírita: www.luzespirita.org.br – Domínio Público.

https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/M%C3%B3%c2%81dulo-4-Tema-2-Os-esp%C3%ADritos-errantes.pdf

 

 Leia Kardec - Estude as Obras da Codificação Espírita.

 

Diferentes Moradas

  O Evangelho Segundo O Espiritismo Diferentes Moradas    1. Que o vosso coração não se perturbe. Vocês creem em Deus, creiam também em mim...